12.03.2014

Capital de Rondônia alagada
pelo Rio Madeira

          O jornalista cearense Ciro Pinheiro, há muito radicado em Porto Velho, mandou para o blog este texto e fotos sobre a catástrofe hídrica que se abate sobre a cidade de Porto Velho. Confiram:
Muito água em toda parte
          “O Rio Madeira, em Porto Velho registrou às 9 horas deste domingo (9/03), a marca histórica ao atingir, segundo a régua de medição da Agência Nacional de Águas, a marca de 19,00 metros, a maior já registrada. A marca anterior foi de 17,52, registrada há 17 anos.
O TRE de Porto Velho

          “A elevação atual do rio Madeira, o maior afluente do lado direito do rio Amazonas, acompanha, no mês de março, o histórico de grandes enchentes que atingem seu ápice nos meses de abril, o que indica que o nível tende a subir ainda mais nos próximos dias. A enchente está causando prejuízos incalculáveis no estado de Rondônia, com várias cidades isoladas, entre elas Guajará-Mirim, a mais atingida, na fronteira com a Bolívia, a 370 quilômetros da capital, Porto Velho e, também, a cidade de Rio Branco, capital do Acre, que é ligada ao resto do país pela BR-364, que passa por Rondônia.

Rondônia-Guajará Mirim interditada

          As áreas alagadas em Porto Velho aumentam a cada dia e mais famílias estão sendo retiradas de suas casas na área baixa da cidade e abrigadas em escolas e prédios públicos, por causa da cheia. O pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (desativada) em Porto Velho está totalmente alagado, com peças de grande valor histórico danificadas no museu da ferrovia” 


 
Rondônia-Acre interditada
 
Museu da EF Madeira-Mamoré
 
 
Rua do TRE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário