15.05.2015

Dom Mauro  90 anos de vida e dedicação à Igreja
           Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 14,  a deputada Fernanda Pessoa (PR) falou  sobre o aniversário de 90 anos do bispo emérito de Iguatu, Dom José Mauro de Alarcon e Santiago. “Quando vivemos em meio à violência social; quando vivemos uma das crises mais profundas da desestruturação familiar, temos o exemplo daquele que busca a vida através da fé, através do Evangelho, através da generosidade. E esse exemplo temos no Bispo Dom Mauro.” discursou a parlamentar.
          Fernanda Pessoa (foto) lembrou que o bispo dedica toda a sua vida a serviço de Deus, da Igreja e do Povo. Dom Mauro nasceu em 14 de maio de 1925 na cidade de Russas, no vale do Baixo Jaguaribe, onde passou toda a sua infância. É o décimo filho do senhor José Ramalho de Alarcon e Santiago e Maria Ramalho de Alarcon e Santiago. Em 1937, entrou para o seminário da Prainha, em Fortaleza e concluiu seu curso em 1948, quando foi ordenado sacerdote por Dom Aureliano Matos, o primeiro bispo da Diocese de Limoeiro do Norte. Celebrou  sua primeira  missa no dia seguinte, aos 23 anos.
          Em 31 de janeiro de 1949, assumiu em Limoeiro do Norte o cargo de diretor do Colégio Diocesano (foto), posto em que permaneceu até dezembro de 1953. Nos anos de 1954 e 1955, passou por Aracati onde serviu de capelão da congregação dos Irmãos Maristas; Foi professor no Instituto São José e em dezembro de 1955, foi nomeado vigário da paróquia de Aracati, onde ficou até outubro de 1961. Em 6 de janeiro de 1962  foi nomeado peloPapa João XXVIII o primeiro bispo da Diocese de Iguatu.  Assumiu o bispado que durou 38 anos, até julho de 2000.
          “Dom Mauro sempre foi e continua com a sua missão de acolher, não somente como líder religioso, mas também pela sua participação e influência nos debates e na defesa de questões e projetos que levem  benefícios para as população de Iguatu e de toda a região centro sul.” (Informações com a jornalista Kátia Karan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário