06.02.2015

Pilhas coletadas por alunos de Engenharia
Ambiental  são enviadas para reciclagem
          Cem quilos de pilhas e baterias coletados por estudantes do Curso de Engenharia Ambiental da UFC em escolas, estabelecimentos comerciais do bairro Pici e postos instalados no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, ao longo de 2014, serão enviados nesta quinta-feira (5), via correio, para reciclagem através do programa de Logística Reversa da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
          O grupo é formado por nove alunos que, há quatro anos, realizam ações de educação ambiental nas escolas do bairro Pici, instalando postos de coleta e fazendo palestras sobre os riscos de descartar lixo tóxico, como pilhas e baterias, junto aos resíduos domésticos.
          A Resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina que produtos compostos por metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, devem retornar ao fabricante ou à rede de assistência responsável pela reutilização de pilhas e baterias. Caso sejam jogadas em aterros sanitários, essas substâncias podem contaminar o solo e a água e, para a saúde humana, podem causar danos cerebrais, perda da visão, paralisia nas mãos e inflamação nos pulmões.
          Na UFC, os estudantes gerenciam a coleta desses materiais em pontos de grande circulação, como a Biblioteca de Ciências e Tecnologia, de onde vem o maior volume de doações, e na cantina localizada no Centro de Tecnologia. O volume coletado na UFC neste ano é o dobro do ano passado e soma-se às 420 toneladas de pilhas e baterias tratadas pelo Programa Abinee Recebe Pilhas entre 2010 e 2013. (Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602).

Nenhum comentário:

Postar um comentário