13.06.2016

Dia do casamenteiro Santo Antônio
          Santo Antônio ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, nasceu em 15 de agosto de  1191 ou 1195, em Lisboa, e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua. De sobrenome incerto,  mas batizado com o nome de Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.
          Primeiramente foi frade agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos. (Fonte: Wikepedia).
        É um dos santos honrados nas popularíssimas Festas Juninas e diversos costumes folclóricos estão ligados a ele. A título de exemplo, no Brasil moças casadoiras retiram o Menino Jesus das estátuas e só o devolvem quando arranjam casamento. Daí a sua popularidade como Santo Casamenteiro e a homenagem no Dia dos Namorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário