21.11.2014

Endividamento do Consumidor tem redução em novembro
          Neste mês de Novembro a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), mostra que 58,4% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado revela uma redução de 5,5 pontos percentuais no índice geral de endividamento com relação ao último mês de outubro, mas o aumento no percentual da renda comprometida como pagamento de dívidas sugere que o consumidor está tendo dificuldades de controlar o orçamento doméstico. A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve expressiva redução de 4,9 pontos percentuais, indo para 14,4% neste mês.

Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (18,0% afirmam possuir contas em atraso), o grupo etário com mais de 35 anos (15,3%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (15,2%). O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o atraso é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 67,9% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 20,5%, seguindo pela contestação da dívida (12,6%).

Comprometimento de Renda

          Em Fortaleza 58,4% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 81,6% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 15,6%; (c) os carnês e crediários, com 7,3%; e (d) os empréstimos pessoais, com 7,3% das respostas.
O consumidor utilizou o crédito para a compra de: Itens de alimentação (39,3% das respostas); Eletroeletrônicos (36,7%);  Artigos de vestuário (35,7%) e Realização de despesas de educação e saúde (16,5%).
O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.238 e prazo médio de sete meses, comprometendo 31,6% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento. O percentual de comprometimento da renda atingiu, neste mês, o patamar mais elevado desde que a pesquisa começou a ser realizada, em março de 2005.
          Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa. 

 

Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário