07.08.2017

Academia de Cinema do Ceará empossa primeira diretoria
          Tomaram posse sábado, 5, pela manhã, os 40 membros da Academia de Cinema do Ceará durante cerimônia na Academia Cearense de Letras. O primeiro presidente da diretoria é o professor de Direito, escritor e crítico cinematográfico Régis Frota. A cadeira número 1 do novo sodalício homenageia o pioneiro Darcy Costa que, em 1948, criou o Clube de Cinema de Fortaleza.Na ocasião os acadêmicos receberam suas medalhas e diplomas.
                                      
O presidente da Academia Cearense de Letras, ministro aposentado do TCU e escritor Ubiratan Aguiar, fez a abertura da cerimônia e instalou a novel entidade.
          Ele discorreu sobre a cultura e os movimentos cinematográficos e literários cearenses rendendo homenagem a alguns deles. “Não se pode ter um povo culto sem apoio ao ensino básico”, falou sobre a necessidade de permanentes investimentos na educação. Sobre a questão de ética, disse Ubiratan Aguiar: “Não se pode falar em ética se você não a pratica.”
 “O Ceará é um notável celeiro de bons profissionais do cinema, amadores e profissionais, dedicados e pesquisadores, analistas e críticos, o que justifica a criação desta academia”, afirmou Régis Frota. Também discorreu sobre a história do movimento cinematográfico cearense destacando a figura do pioneiro, Darcy Costa, criando em 1948 o primeiro clube de cinema de Fortaleza. “Os sonhos, como o cinema, não envelhecem. Por isso mesmo temos que colocar nossos sonhos na construção de uma sociedade mais justa”, disse, após o que passou a nominar e chamar cada um dos 40 acadêmicos citando os padrinhos de suas cadeiras. A ACC irá se reunir na sede da ACL.
          Comparecendo informalmente para levar o meu abraço a vários amigos novos acadêmicos de cinema, aproveitei para conversar com o desembargador aposentado José Cláudio Carneiro (foto abaixo)
e com o cineasta Francis Vale, que já está estruturando o Festival de Cinema Digital de Jericoacoara de 2018.                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário