Tomaram posse sábado, 5, pela manhã, os 40 membros da Academia de Cinema do Ceará durante cerimônia na Academia Cearense de Letras. O primeiro presidente da diretoria é o professor de Direito, escritor e crítico cinematográfico Régis Frota. A cadeira número 1 do novo sodalício homenageia o pioneiro Darcy Costa que, em 1948, criou o Clube de Cinema de Fortaleza.Na ocasião os acadêmicos receberam suas medalhas e diplomas.
O presidente da Academia Cearense de Letras, ministro aposentado do TCU e escritor Ubiratan Aguiar, fez a abertura da cerimônia e instalou a novel entidade.
Ele discorreu sobre a cultura e os movimentos cinematográficos e literários cearenses rendendo homenagem a alguns deles. “Não se pode ter um povo culto sem apoio ao ensino básico”, falou sobre a necessidade de permanentes investimentos na educação. Sobre a questão de ética, disse Ubiratan Aguiar: “Não se pode falar em ética se você não a pratica.”
“O Ceará é um notável celeiro de bons profissionais do cinema, amadores e profissionais, dedicados e pesquisadores, analistas e críticos, o que justifica a criação desta academia”, afirmou Régis Frota. Também discorreu sobre a história do movimento cinematográfico cearense destacando a figura do pioneiro, Darcy Costa, criando em 1948 o primeiro clube de cinema de Fortaleza. “Os sonhos, como o cinema, não envelhecem. Por isso mesmo temos que colocar nossos sonhos na construção de uma sociedade mais justa”, disse, após o que passou a nominar e chamar cada um dos 40 acadêmicos citando os padrinhos de suas cadeiras. A ACC irá se reunir na sede da ACL.
Comparecendo informalmente para levar o meu abraço a vários amigos novos acadêmicos de cinema, aproveitei para conversar com o desembargador aposentado José Cláudio Carneiro (foto abaixo)
e com o cineasta Francis Vale, que já está estruturando o Festival de Cinema Digital de Jericoacoara de 2018.
Comparecendo informalmente para levar o meu abraço a vários amigos novos acadêmicos de cinema, aproveitei para conversar com o desembargador aposentado José Cláudio Carneiro (foto abaixo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário