16.05.2016

Dia Nacional da Luta Antimanicomial
 
           O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, será celebrado com uma programação especial no Cineteatro São Luiz e Theatro José de Alencar. Realizadas em parceria com o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial e demais apoiadores do movimento, as atividades começam na terça-feira, 17/5, com exibição do filme "Nise - O Coração da Loucura" (2015), de Roberto Berliner, com Glória Pires, no São Luiz. O longa-metragem conta a história da doutora Nise da Silveira, que propõe uma nova forma de tratamento, a partir da arte, aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Toda a programação terá entrada franca. 
    Na quarta-feira, dia 18/5, o TJA recebe dois espetáculos de teatro: o monólogo "Diário de um Louco", de Paulo Ess, às 14h, no palco principal; e a peça ­ "Amarga Ceia: Por que mataram Jesus?", às 15h, no jardim do TJA, com os Grupos Eloins Fractais,  Loucos Por Poesia, GTO Sociedade CAPS e Grupo de Experimentação e Socialização em Teatro do Oprimido (GESTO). A peça "Diário de um Louco" volta a ser apresentada no dia 24/5, às 9h, no Cineteatro São Luiz. 
          Fazendo parte da programação, até o fim de maio, o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial,  está com a exposição coletiva "Olhares Diversos na Luta Antimanicomial" em cartaz no TJA, trazendo as obras de J W Crispim, J C Bandeira, Marina Rodrigues, Sandra Barros e José Edmar. 
   Com curadoria de Raimundo Lima, "Olhares Diversos na Luta Antimanicomial" é uma exposição de pinturas e objetos de artistas que vivenciam o limite da existência. Horários de Visitação: de terça a sexta, de 9h às 18h, e de sábado a domingo, de 14h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário