05.03.2015

Fatalidade anunciada e esclarecida


 
Sobre o triste episódio do desabamento da varanda deste prédio, fato que eu registrei neste blog, Victor da Frota Pinto (foto), presidente do CREA-Ceará, me mandou esta mensagem que reproduzo o texto completo:
“Caro amigo José Rangel com relação ao assunto esclareço que não é tristeza para a Engenharia! Tristeza é a falta de adequada engenharia de manutenção predial! O edifício sem manutenção preventiva apresenta infiltrações e corrosões nas armaduras do concreto . Após sinais de rachaduras foi chamado um engenheiro neste fim de semana que apresentou um Laudo recomendando escorar e uma vistoria técnica em todos os apartamentos! Infelizmente foi chamada a engenharia muito tarde!!!
          “O Crea-Ce juntamente com o Senge-Ce batalhou muito por uma Lei de Inspeção Predial preventiva. A lei 9913 de 12 de julho de 2012. Falta no entanto até hoje a regulamentação por parte do Prefeito Municipal de Fortaleza. Outras capitais já existe em plena aplicabilidade a mencionada Lei. Toda edificação necessita de manutenção preventiva. Acontece por questão cultural sob o manto da economia financeira não é realizada uma adequada manutenção preventiva por parte dos condomínios! Desde 2012 faço este alerta ! Persistindo tal pratica ,sinistro desta natureza se repetirá em outros edifícios! Infelizmente esta é a realidade!

“Existe muita desinformação: este edifício tem mais de 30 anos de construído e apresenta indicativo de patologia em sua estrutura notadamente nas varandas ! Uma edificação pode ter uma longa existência, desde que realizada uma permanente e adequada manutenção!.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário