Postagem do dia 31.03.2014

Violação de direitos em cruzeiros internacionais


Nesta segunda-feira, 31,  a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará  irá debater a existência de violação de Direitos Humanos (violência, escravidão, prisões e morte) dentro de cruzeiros internacionais.  A discussão atende a requerimento da deputada estadual  Eliane Novais (PSB/CE).

Deputada Eliane Novais

            Já foram realizadas duas audiência públicas sobre a temática, uma em Brasília e outra em Porto Alegre. Na justificativa do requerimento alguns depoimentos colhidos nas citadas audiências são colocados como provas da necessidade de se debater violação de Direitos Humanos dentro de cruzeiros internacionais.


O garçom Marcelo Martins denunciou que foi contratado como tripulante e, já em alto mar lhe  foi informado de que o salário era um terço do combinado. Ao deslocar o ombro por uma queda e ficar impedido de trabalhar, ficou confinado no navio. Chegando no Brasil, foi encaminhado a um médico indicado pelo próprio Grupo Costa e não teve seus direitos trabalhistas reconhecidos, nem mesmo pela Justiça. Outro exemplo citado é do  garçom Pedro Henrique, que narrou que teve que voltar com recursos próprios de Veneza, após sete dias, ao ser negligenciado pelo Grupo Costa. “Do meu grupo (de formação) ninguém cumpriu o contrato”, segundo consta na justificativa do requerimento da deputada Eliane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário