25.11.2013


Cearense vence Prêmio Jovem Cientista
com um dessalinizador solar  de água

            O aluno Osvaldo Assunção Mendonça, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará, foi um dos vencedores do XXVII Prêmio Jovem Cientista, importante competição nacional promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele ficou em 2º lugar na categoria “Estudante de Ensino Superior”, resultado que foi anunciado  em Brasília.


              Osvaldo apresentou um protótipo inovador de dessalinização da água por meio da energia solar, tecnologia que pode servir como importante ferramenta de combate à seca na região do semiárido. O sistema alcançou a produção de 28 litros de água potável em 24 horas e foi testado em três condições climáticas (dias ensolarados, nublados e chuvosos).
             Segundo Osvaldo, além do bom nível de produção, outra vantagem é a impossibilidade de contaminação da água, que não chega a entrar em contato com os materiais termoplásticos usados na fabricação do sistema. Além disso, qualquer um pode operar o invento, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário