03.02.2016

Governador Camilo na AL presta contas e se queixa da falta de recursos para a saúde
          Durante 1 hora e 5 minutos, o  governador Camilo Santana falou na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa prestigiando, como é de praxe em todas as Legislaturas, a  instalação da 2ª sessão da 29ª legislatura da Assembleia Legislativa. Ele  anunciou as prioridades para 2016 e fez um balanço das ações do seu primeiro ano de Governo, destacando  o papel do Legislativo na  aprovação de projetos de lei que resultam em melhorias para a vida da população cearense.
          Afirmou o Governador que dará prosseguimento às políticas estruturadas nos sete grandes Eixos Governamentais de Articulação Intersetorial, o 7 Cearás.  A sessão foi aberta e presidida deputado Zezinho Albuquerque (Pros-foto abaixo), presidente da Casa.
        "Espero continuar contando com a Assembleia Legislativa para que possamos desenvolver o estado do Ceará e garantir melhor qualidade de vida para a população. E venho aqui, respeitosamente, além de prestigiar a abertura dos trabalhos desta Casa, apresentar aos deputados uma prestação de contas das nossas ações”, afirmou o chefe do Executivo cearense.
          Ele enumerou as políticas estruturadas nos sete grandes Eixos Governamentais de Articulação Intersetorial, o 7 Cearás, que abrangem as seguintes temáticas: o Ceará do Conhecimento, o Democrático, o Pacífico, o de Oportunidades, o  Acolhedor, o Saudável e o Ceará  Sustentável.
        Reforçou que o seu governo vai persistir nos investimentos em projetos estruturantes e em áreas estratégicas, como  recursos hídricos (foto), infraestrutura, energias renováveis, mobilidade e turismo, e em áreas sociais que ajudarão o Governo do Ceará a promover a qualidade de vida da população — da saúde à segurança pública, da educação básica à profissional. . O governador anunciou que, neste ano, 26 escolas de ensino médio funcionarão em tempo integral.
          Entre as realizações, Camilo destacou o ingresso de milhares de contribuintes na malha arrecadadora do Estado, por meio do sistema público de escrituração digital. “Em parceria com o  Tribunal de Justiça, também houve a conciliação para débitos fiscais, o que permitiu o  parcelamento de dívidas em até 120 meses", observou.
          Destacou  o Plano Estadual de Convivência com a Seca; as legislações aprovadas pela Assembleia, como a Lei do Piso dos Agentes de Saúde, com mais de oito mil beneficiados; a Lei do Piso dos Professores, com mais de 48 mil alcançados, igualando ao piso nacional da categoria; o plano de cargos e carreiras do servidores do Detran e a lei de promoções de policiais e bombeiros, com 8.891 promoções.
          Salientou que o Estado vai lançar edital para reforçar a PM, com mais 4.200 vagas para policial militar e  que,  como resultado de investimentos na área, o Ceará apresentou, pela primeira vez nos últimos 17 anos, a redução nas mortes violentas no Estado. “Conseguimos diminuir em 9,5% os homicídios no Estado e 17% em Fortaleza, sendo que a meta nacional é a queda de 5% nesses números. Foram 420 vidas salvas em 2015”, frisou.
        Na vertente Ceará Acolhedor, conforme disse o governador, houve o combate à vulnerabilidade social e uma política habitacional, com mais três mil unidades habitacionais entregues, com um investimento de cerca de R$ 250 milhões. Segundo ele, há mais 41 mil unidades em construção, todas com contrapartida do Estado.
        Na área da saúde, o Governador queixou-se de que este ano o Governo do Estado irá receber do Governo Federal  133 milhões de reais a menos do que em 2015. Disse também que, enquanto o Ministério da Saúde destinou 400 milhões de reais para a área de saúde no Ceará em 2015, o Estado investiu 1 bilhão de reais de recursos próprios no setor “e ainda não foi suficiente para cobrir todos nos custos”, completou. (Repórter JR no plenário e Agência AL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário