20.11.2014

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros
estão em Juazeiro discutindo Pe. Cícero
          Pesquisadores brasileiros e de várias partes do mundo estão em Juazeiro do Norte participando esta semana do IV Simpósio Internacional  “Padre Cícero...E onde está ele? O evento é realizado a cada 10 anos pela Universidade Regional do Cariri.
Na abertura, a freira belga, Irmã Annete Dumoulin, que resolveu morar em Juazeiro para desenvolver seus estudos, há 40 anos, fez a conferência que dá   título ao simpósio.
 Também na abertura, a reitora da URCA, professora Antônia Otonite Cortez de Oliveira, disse que, “em vida foi o Padre Cícero o principal artífice da construção de Juazeiro do Norte. Após  sua morte, as apropriações e reapropriações das diretrizes de sua pastoral: trabalho e oração, e de sua memória continuaram a argamassar a construção dessa cidade”.
          Por sinal, a reitora Antônia Otonite Cortez  lembrou  que o simpósio é gratuito e poderá ser frequentado por qualquer pessoa da comunidade. Entre os temas já focalizados no evento destacam-se o Contexto Histórico, revisão da história a partir dos novos depoimentos sobre a questão religiosa de Juazeiro e suas explicações de suas repercussões no cenário local, regional e global; “A guerra de Juazeiro” no contexto da República Velha; Irradiação da devoção ao Pe. Cícero e pluralidade religiosa e diversas mesas redondas.

Padre Cícero: Personagens, Mitos e linguagens
          Também foram  enfocados  Os Personagens mostrando que “Aprender a presença dos beatos, romeiros, da população de Juazeiro e também do Cariri e das outras regiões do país e sua articulação com o fenômeno Padre Cícero” é um fato por demais auspicioso. Neste aspecto, a professora/doutora Candice Slater, da Universidade de Berkeley, Califórnia, Estados Unidos, baseia sua palestra tendo como mediadora a professora Paula Cordeiro. As Mesas Redondas versam  sobre “Romeiros, beatos e a devoção popular”, “Padre Cícero, espiritualidade e práticas de cura” e “Pe. Cícero: mito e linguagens”.

Penitentes de Barbalha

Banda de Pífaros

Paralelamente ao Simpósio funcionam as Oficinas de Confecção de Boneca de Pano, leitura de documentos históricos, dança de Reisado, exibição de trechos da primeira fase do Projeto Bemditos,  Feira de produtos artesanais de  municípios, Banda Cabaçal etc. . Durante dois, a partir das 19 horas, houve lançamento de livros no Cariri Garden Shopping. Todos os eventos têm  como cenário o Campus Crajubar.

“A força mística num campo religioso em transformação”

        Outra conferência muito prestigiada foi a do professor Dr. Faustino Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro,  sobre “A força da mística popular num campo religioso em transformação.”
 
        Na programação científica  do dia 20, quinta-feira, o tema será A Beata Maria de Araújo. “Compreender a relevância dessa figura na história, desvelar as novas interpretações acerca do milagre, do martírio e de seu papel político na formação do movimento sócio-religioso de Juazeiro do Norte” , afirma o palestrante, professor Dr.  Régis Lopes. Asmesas redondas relacionadas que se seguirão abordarão “Protagonismo e Milagre”, “Repercussão do milagre do Juazeiro na imprensa”. Antes haverá uma missa, à tarde a palestra do Prof. Dr. José Gonçalves Gama e uma visita guiada ao Geosítio.

Vice-reitor Patrício Melo

          A palestra de sexta-feira, 21, terá por tema “Padre Cícero e o Cariri” seguindo-se palestra do Vice-Reitor da URCA, Patrício Melo, sobre “Roteiro da Fé como Patrimônio imaterial global”.  Tem também as palestras “Padre Cícero e o contexto social espacial do Cariri”, “Religiosidade e patrimônio cultural do Cariri” e “Religião, Turismo Religioso e a devoção ao Padre Cícero em Juazeiro”. A programação termina com uma caminhada em direção ao Horto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário