29.10.2013


Futuro da Logística no Brasil

Por Rodrigo Ximenes

Rodrigo
Os custos logísticos no Brasil voltaram a crescer, segundo estudo recente divulgado pelo ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain), chegando à marca de 11,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2012 . Como referência, o custo logístico nos EUA foi de 8,7% no mesmo período e o resultado brasileiro de 2012 representou um aumento de custo da ordem de 8,5% sobre o resultado de 2010. Em outras palavras, estamos cada vez mais ineficientes e perdendo competitividade em relação a nós mesmos e em relação a outros países, uma vez que estamos anualmente incrementando apenas custos a nossos produtos e não agregando valor.

O debate entre os setores público e privado visando direcionar investimentos e políticas/regras operacionais assim como metas de médio e longo prazos é indispensável para recolocarmos o Brasil na estrada do desenvolvimento sustentável, como já o fazem países  desenvolvidos e alguns  em desenvolvimento.

Para promover o estreitamento entre as visões, o planejamento futuro e o debate amplo entre os setores público e privado, o GEL (Grupo de Estudos Logísticos) sediado em Fortaleza  promoverá o evento “Café com Logística”, com a participação do Ministério dos Transportes (que irá apresentar o Plano Nacional de Logística e Transportes –PNLT) e  o Dir. Executivo do Grupo Julio Simões Logística- JSL (maior empresa de logística rodoviária do Brasil), evento que ocorrerá no dia 30/10, quarta-feira, no hotel Marina Park, em Fortaleza,  às 8 horas da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário