31.05.2017

Fisioterapia neurológica gratuita  à comunidade
           A Liga de Fisioterapia Neurológica (Liga Fisioneuro), projeto de extensão ligado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, oferece serviço gratuito de reabilitação a pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, têm doença de Parkinson ou outras enfermidades que deixam sequelas neurológicas.
O atendimento é feito no Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), na Rua Pernambuco, 1674, vizinho ao Campus do Pici, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Cerca de 10 pacientes são atendidos por turno. O atendimento busca fazer o paciente recuperar movimentos perdidos e voltar a ter autonomia, o que pode variar conforme o caso. 
 A coordenadora explica que, por desconhecimento ou dificuldade de acesso a serviço dessa natureza,  muitos pacientes vítimas de AVC, por exemplo, vão perdendo qualidade de vida a cada dia e ficam acamados em casa. 
  A Profª Lidiane esclarece que não é função do projeto tirar do Estado a obrigação de oferecer serviços de saúde como o da Fisioneuro à população, mas é um modo de os integrantes – professores e alunos – devolverem à sociedade o que tanto recebem da universidade pública. (Fonte: Profª Lidiane Oliveira Lima, coordenadora da Liga de Fisioterapia Neurológica da UFC – e-mail: ligafisioneuroufc@gmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário