31.07.2015

Serviços de saúde gratuitos na Praça do Ferreira
          Encerrando a 5ª etapa do Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos de Farmácias Públicas, iniciativa de extensão da UFC, acontece neste sábado (1º), das 8h às 12h, na Praça do Ferreira, centro de Fortaleza, manhã de serviços de saúde gratuitos.
          A 5ª etapa do Programa, que tem como parceiro o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE), teve  início às 18h de quinta-feira (30), no auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, no Campus do Benfica. Cada etapa é constituída de Curso de Serviços Farmacêuticos e Aplicação de Injetáveis – que se estende por toda esta sexta-feira (31) –, de ação pública de saúde – com vacinação contra influenza e tríplice viral – e de prestação de serviços à comunidade (aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, orientação farmacêutica etc.).
          Desde a criação do Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos de Farmácias Públicas, em 2014, já foram realizadas etapas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral. De lá para cá, já participaram 91 farmacêuticos e 1.052 pessoas foram diretamente atendidas nas ações de saúde, que somam 720 doses de vacina aplicadas, 450 aferições de pressão arterial, 523 aferições de glicemia capilar e 500 orientações farmacêuticas com encaminhamentos ao serviço de saúde por exames de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus.
          Como os farmacêuticos participantes do Programa atuam em farmácias comunitárias, estima-se que o público atendido pela iniciativa tenha ultrapassado 6.200 pessoas. (Fonte: Ascom-UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário