12.09.2016

“Governo quer abafar a Lava Jato”, diz ministro demitido à  revista
        O ex-ministro Fabio Medina Osório, demitido na sexta-feira (9) do comando da Advocacia-Geral da União (AGU) por Michel Temer, afirmou que o governo do peemedebista "quer abafar a Lava Jato" e tem "receio" sobre os próximos passos da referida  Operação .
          "Não tenho dúvida [de que sua demissão está ligada a esse episódio]. Fui demitido porque contrariei muitos interesses. O governo quer abafar a Lava Jato. Tem muito receio de até onde a Lava Jato pode chegar", disse o ex-ministro à revista Veja, na edição de sábado (10).
        Osório reforçou na entrevista que a "AGU tem a obrigação de buscar a responsabilização de agentes públicos que lesam os cofres federais". O ex-ministro entrou em conflito com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.    
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Padilha teria ficado incomodado com o pedido da AGU ao STF, por acesso a inquéritos de políticos envolvidos na Lava Jato -- ação que não teria sido comunicada à cúpula do governo.
        A intenção de Osório seria mover ações de improbidade e ressarcimento contra os políticos. Os inquéritos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do ex-presidente do PMDB Valdir Raupp (RO), são alguns dos que o STF autorizou acesso. (Nora registrada pelo jornalista Macário Batista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário