02.02.2015

Inaugurada a nova sede do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos
          Com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo (foto), foi inaugurada nesta segunda-feira (2) a nova estrutura do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC. Ele será o primeiro núcleo de pesquisa no País a atuar em todas as etapas da cadeia de desenvolvimento de medicamentos, desde a síntese da molécula, passando por testes com animais, até alcançar a etapa final de pesquisa com seres humanos.
A nova estrutura do NPDM conta com 10 mil m² e abrigará 28 laboratórios para pesquisas toxicológicas e farmacológicas, estrutura hospitalar com 64 leitos para testes de novos medicamentos em voluntários sadios e pacientes e 14 ambulatórios. Contará ainda com Biotério, que será entregue em junho, para realização de testes em animais. Foram investidos R$ 17 milhões para a construção do Núcleo, financiado pelo BNDES, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reitor Jesualdo

O projeto levou 10 anos para ser realizado. Durante seu discurso, o Prof. Odorico Moraes, coordenador do NPDM, lembrou das inúmeras dificuldades que enfrentou ao longo desse meio tempo para executar o projeto. "Alguns colegas passaram a me chamar de Dom Quixote do Nordeste", disse o pesquisador, que se emocionou duas vezes em seu discurso.

*Por hoje  contei. Até amanhã.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário