01.09.2017

“Terminada esta eleição, temos que pensar numa reforma política como um todo”, diz presidente da AL Zezinho Albuquerque;
 
“Poder Moderador é a chave de toda organização política”, afirma Dias Tóffoli
          Aberto na noite de quinta-feira,  I Congresso Cearense de Direito Eleitoral (Concede) teve início  no anexo II da Assembleia Legislativa, com a conferência de abertura “Democracia, Direito e a Judicialização da Política no Brasil” proferida pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O evento é uma parceria da Assembleia Legislativa com a OAB-CE.
  De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), o congresso é mais uma das importantes parcerias da Casa e traz um debate necessário no atual contexto de discussões sobre reforma política. “Terminada essa eleição, já tem que se pensar nesta reforma política como um todo. É muito bom estar aqui com autoridades e ministros que entendem do assunto”, afirmou.
 Dias Toffoli abriu a conferência apresentando um trabalho inédito, de autoria dele, que trata sobre a judicialização da política no Brasil e explica como o Poder Moderador, instituído pela Constituição Brasileira de 1824, atualmente é exercido pelo Poder Judiciário. “O   Poder Moderador é a chave de toda organização política. Ao longo do Império, foi pela autoridade do Poder Moderador – o Imperador –, com seus amplos poderes, que se manteve a unidade nacional, as fronteiras da nação brasileira, bem como sua expansão”, elucidou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário