08.12.2015

Encontro Brasil-Espanha de Matemática traz a Fortaleza dois medalhistas Fields, o "Nobel" da área
          Matemáticos de várias partes do mundo estão reunidos, em Fortaleza, até quinta-feira (10), no Primeiro Encontro Conjunto Brasil-Espanha em Matemática, organizado pela Universidade Federal do Ceará com o objetivo de promover o intercâmbio científico nessa área. O evento traz conferencistas de grande prestígio internacional – dentre eles, dois medalhistas Fields, os professores Efim Zelmanov (San Diego, Califórnia) e Vaughan Jones (Berkeley, Califórnia). Principal distinção acadêmica do setor, a medalha Fields é considerada uma espécie de "Nobel" da Matemática.
          A abertura do evento – que também celebra os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC  ocorreu na manhã de segunda-feira (7), no Hotel Mareiro. O Reitor Henry Campos deu as boas-vindas a uma plateia lotada de pesquisadores brasileiros, espanhóis e de várias outras nacionalidades. "Este encontro traz a marca do impulso de internacionalização da UFC, traz a marca de uma das áreas mais brilhantes e atuantes da Universidade. O evento há de ser um marco", congratulou o Reitor.
        Também participou da abertura o presidente da Real Sociedad Matemática Española, Francisco Marcellán Español, que afirmou: "Este é um lugar no qual se pensará como a Matemática pode ser útil à sociedade. A metodologia matemática pode ser um grande instrumento para ajudar a resolver problemas da atualidade, do ponto de vista tecnológico, biomédico, financeiro" (Fonte: Comunicação UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário