28.06.2018

Na reunião da  CSE a trajetória de sucesso de  Gastão Bittencourt e as ações da Fecomercio/Sesc/Senac do Ceará
Aos 70 anos de existência, a Fecomércio tem dado extraordinária contribuição ao Ceará, especialmente depois que se incorporaram as atividades do Sesc/Senac.  Com essas palavras, Gastão Bittencourt, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo, presidente eleito da Fecomercio/Ceará, mas licenciado, atualmente Interventor no Sesc/Senac do Rio de Janeiro, iniciou sua participação na reunião da Câmara Setorial de Eventos, saudado pela presidente Enid Câmara e pela vice-presidente Circe Jane Teles como “um regente preciso de um notável legado, de várias histórias, um mesmo objetivo”.
Ele começou falando sobre os 70 anos do Sistema Fecomercio e dos seus 20 anos à frente dessa organização sindical patronal. “Hoje o sindicalismo tem que se reinventar para sobreviver”, disse, aludindo às transformações que as atividades sindicais estão passando no país.
Desde que assumiu as redes da Fecomercio Sesc/Senac no Ceará,  há 20 anos, muita coisa mudou. Ele soltou alguns dados:  hoje são 33 sindicatos patronais filiados, 187 pesquisas realizadas sempre na área do comércio. O Sesc está presente em 187 municípios cearenses com 337 mil atendimentos. No ano 2000 tinha 1.325 alunos em seus cursos, em 2017 esse número era de 13.944. Em saúde já são mais de 757 mil atendimentos. Quanto ao Senac já são de 5, 9 milhões de pessoas treinadas. Em 2017 foram 137.277 matrículas em cursos de ações extensivas.
        Para os anos 2018/2019, novas unidades dos Sesc e Senac estão sendo implantadas. Entre estas estão o Centro de Formação de Vigilantes, a Unidade de Lazer na Praia do Futuro, a Faculdade Senac/Polo, Projeto de Sustentabilidade/Energia Solar, Delegacias Regionais Fecomércio, Missões Empresariais e Projeto de Prioridade de Compras Governamentais de Produtos e Serviços de Empresas Cearenses.          Eleito para a vice-presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela  seriedade do seu trabalho foi levado do Ceará para o Rio de Janeiro para assumir interinamente, como Interventor,  a presidência dos conselhos do Sesc e do Senac. Ele disse que uma série de problemas locais já foram solucionados.

Novos desafios e o Cartão do Empresário
            Maurício Filizola (à esquerda), presidente em exercício da Fecomercio/Sesc/Senac do Ceará,  falou sobre os novos desafios que o Sistema terá que enfrentar com uma gestão compartilhada, corpo técnico capacitado e parcerias na oferta de produtos e serviços. Ele pretende uma maior aproximação dos empresários e ampliar convênios. Citou alguns dos desafios: 1) Melhorar e aprimorar os serviços; 2) Aproximar mais  os sindicatos para que eles se fortaleçam; 3) Repensar a maneira de gestão, ampliação de convênios; 4) Discutir com a Prefeitura de Fortaleza essas novas taxas que estão sendo cobradas; 5) Lançamento do Cartão Empresário em julho.

Placa de homenagem
Ao término da reunião (a de no. 58 da CSE), agora com a presença do presidente da Adece, Eduardo Neves, Enid Câmara anunciou a entrega de uma placa de  homenagem ao Gastão  pelo trabalho que ele desenvolve  no Ceará e agora também no Rio de Janeiro. . O texto da mensagem de Enid foi lido com sua voz imponente pela cerimonialista  Norma Zélia Andrade, que ressaltou o perfil do homenageado. Gastão recebeu uma placa de prata das mãos de Eduardo Neves e Enid Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário