28.06.2018

Caprichoso e Garantido pedem passagem
                 
Começa nesta sexta-feira, 29, e vai até o dia primeiro de julho a festa folclórica dos bois-bumbás que, além de ser uma das comemorações mais aguardadas da região, é considerada uma das dez mais populares do Brasil. A cada ano, cerca de 100 mil pessoas se deslocam até a ilha amazônica  para ver o espetáculo Festival de Parintins.
E não apenas o Bumbódromo se veste nas cores dos bois Garantido e Caprichoso. Ruas, bairros e prédios adotam pinturas e decoração com as cores vermelha para o boi Garantido e azul para o boi Caprichoso.
A primeira edição do Festival Folclórico de Parintins aconteceu em 1965, com a apresentação dos dois bois e 22 quadrilhas. Alguns anos depois, o evento cresceu, ganhou fama, foi transmitido nacionalmente pela televisão  e passou a ser considerado como atração turística nacional.
As apresentações, a céu aberto no bumbódromo, colocam frente a frente na disputa o Boi Caprichoso, de cor azul, e o Boi Garantido, de cor vermelha.
Um dos pontos altos de manifestação da cultura local, explora as temáticas regionais, com lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos, através de alegorias e encenações. É um espetáculo belíssimo. O 53º Festival Folclórico de Parintins será transmitido na íntegra para todo o Brasil através da parceria entre “TV A Crítica” e “TV Cultura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário