Postagem do dia 25.08.2017

Cajucultura cearense andando para trás
              Olho vivo!O estado do Ceará já foi  o segundo maior exportador de castanha de caju, agora estamos na 1Oa posição ,teve  25 indústrias agora são apenas 5  e emprega  cerca de 120 mil pessoas no campo, mas  já chegou  a empregar mais de 200 mil pessoas  Segundo dados do IPECE , em  200O  o Ceará exportou 28,2 mil toneladas de castanha e em 2016, foram exportadas 12,2 mil toneladas .
  “Apesar da regressão na produção e produtividade o  caju é um grande negócio, desde que sejam estabelecidas com políticas focadas na cadeia como um todo para incorporação do diferencial tecnológico brasileiro, integração  de produção e processamento e aproveitamento integral do caju”.

 Esta foi a conclusão da apresentação feita  na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecúaria Cearense -Agropacto, pelo chefe adjunto da Embrapa Agroindústria Tropical,  Gustavo Adolfo Pinto.
Segundo Aldelito Oliveira, representante do Sindicato   das indústrias de castanha de caju do Ceará, 
hoje funcionam no Estado quatro(4)   empresas e cinco(5)  indústrias:  Cione, Usibras,Resibras e Amêndoas do Brasil -  com capacidade de produção de 120 t0n /ano,   produzindo hoje em torno de 70 mil ton , sendo que 50% é importado da África. Portanto, olho vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário