09.04.2016

UFC  limpa  açude  e estuda causa da
morte  de peixes em seu campus do Pici
          A Universidade Federal do Ceará deu início à limpeza do açude Santo Anastácio, bem como à pesquisa laboratorial sobre a situação de suas águas após o desequilíbrio ambiental que provocou a morte de grande número de peixes (foto abaixo). O desequilíbrio está relacionado às fortes chuvas que atingiram a Capital e levaram para o açude  grande volume de sujeira  sedimentada no fundo do riacho, que atravessa diversos bairros e comunidades de Fortaleza.
         Com isso, houve expressivo aumento da flora bacteriana e de microalgas e, consequentemente, um brusco consumo do oxigênio nas águas do açude, levando à mortandade da fauna local. Além disso, a queda na temperatura contribuiu para agravar o quadro. Como medida emergencial, a Superintendência de Infraestrutura da UFC deu início à retirada das microalgas do açude, bem como dos peixes mortos.
          Em paralelo, amostras da água foram encaminhadas para análise no Departamento de Química da Universidade. Pesquisadores da UFC estão acompanhando para indicar os melhores procedimentos a serem adotados a fim de tentar conter o dano ambiental. Estima-se que o período de recuperação da população de peixes se dê entre 30 e 40 dias.(Fonte: Prof. Ademar Gondim, titular da Superintendência de Infraestrutura da UFC – fone: 85 3366 9543).

Nenhum comentário:

Postar um comentário