Olho vivo! Amigo estudioso da problemática mundial do
trânsito, a respeito da redução da velocidade nas cidades, manda dizer que,
segundo a Organização Mundial de Saúde, acidentes de trânsito podem se tornar a
5ª maior causa de mortes até 2030. Em cidades onde a velocidade máxima
permitida é de 50 km/h, os índices de mortes anuais são de até 3,1 óbitos por
100 mil habitantes. Em São Paulo, onde as velocidades máximas estão acima de 60
km/h, este índice é de 11,8.
De acordo com um estudo da organização WRI
Brasil-EMBARQ Brasil, ao atropelar um pedestre a 60 km/h, o risco de morte é de
mais de 80%; se o carro estiver a 50 km/h, contudo, a vítima sofre ferimentos,
mas o risco de fatalidade é bem menor.
Países que reduziram a velocidade máxima
em áreas urbanas a 50 km/h iu menos: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca,
Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal ,
Suécia etc.
No Ceará critica-se a diminuição da
velocidade por falta de segurança.
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