Postagem do dia 26.10.2015

Castanha de caju pode sofrer redução de mais de 50%
            Olho vivo!!!! A safra da castanha no Ceará em 2015 ainda  nem começou, embora já estejamos quase no fim de outubro, não tendo sido colhidos ainda  nem 10% da produção de outros anos para esta época. Acreditam os produtores que este é o pior de todos os anos já contabilizados no Ceará, que, em anos normais, chega a produzir   130 milhões de quilos de castanha.
           Apesar de a safra oficial começar só em outubro, segundo os técnicos,  alguns  cajueiros frutificaram  em setembro graças ao cajueiro anão-precoce. Como o próprio nome diz, ele é mais baixo que o cajueiro comum, o que permite a colheita com as mãos e produz mais cedo. Mas até mesmo o precoce, produzido com excesso de adubação e em terras mais férteis, está  com sua produção reduzida. 
          Os produtores aguardam novembro para uma opinião mais definitiva  sobre a safra de 2015,  mas todos com quem conversei são unânimes na afirmação  de que a produção cearense terá uma queda acima de 50%. 

          O cajueiro anão-precoce ocupa 18% da área plantada no Ceará, mas produziu, em média, o dobro de cajus no ano passado, comparado ao cajueiro comum. De acordo com o pesquisador da Embrapa, essa variedade tende a se expandir, não só pela capacidade produtiva, mas pela alta qualidade do caju.
          Portanto, olho vivo!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário