O Arquivo Público do
Estado em uma parceria com a Instituição Family Search firmaram acordo para a
catalogação de registros digitalizados
no Ceará. O marco inicial da parceria é
o mês de maio de 2018, período em que começaram a catalogar todo e qualquer
documento que comprove a passagem das pessoas que nasceram, casaram, residiram
e faleceram no Ceará, entre o século XVIII ao século XX. Deste modo, em
alguns anos, qualquer pessoa poderá ter acesso online, pelo site da Family
Search, aos registros de seus antepassados.
A ideia é limpar, digitalizar
e catalogar os registros dos cartórios de Fortaleza e do interior do Estado,
que estavam guardados no Arquivo Público Estadual do Ceará, no Centro de
Fortaleza. E, com isso, alimentar os arquivos digitais abertos à consulta
online, de uma das maiores coleções da árvores genealógicas do mundo,
pertencente à Instituição conveniada, com sede em Salt Lake City, Utah, nos
Estados Unidos.
Desde o início da reforma do
Arquivo Público, os documentos de registros cartorários do Ceará, do referido
período, foram transferidos para o Galpão da Refsa que hoje abriga não só o
Arquivo Público, como também a Biblioteca Pública Espaço Estação, ficando à
disposição da comunidade, de modo a manter os trabalhos de conservação,
catalogação e o acesso à pesquisa.
Esta parceria firmada
permitirá que documentos que estavam bastante degradados pelo tempo, alguns
quase perdidos, ou mesmo com muitos fungos, recebam o tratamento de
limpeza/higienização com, posterior, digitalização e catalogação. Este
trabalho, se realizado por uma empresa privada contratada, custaria aos cofres
públicos uma enorme quantia. (Fonte: Secult/Ceará).
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