02.05.2018

Registros cartorários das famílias cearenses serão disponibilizados “online”
O Arquivo Público do Estado em uma parceria com a Instituição Family Search firmaram acordo para a catalogação de registros  digitalizados no Ceará.  O marco inicial da parceria é o mês de maio de 2018, período em que começaram a catalogar todo e qualquer documento que comprove a passagem das pessoas que nasceram, casaram, residiram e faleceram no Ceará, entre o século XVIII ao século XX.  Deste modo, em alguns anos, qualquer pessoa poderá ter acesso online, pelo site da Family Search, aos registros de seus antepassados.
A ideia é limpar, digitalizar e catalogar os registros dos cartórios de Fortaleza e do interior do Estado, que estavam guardados no Arquivo Público Estadual do Ceará, no Centro de Fortaleza. E, com isso, alimentar os arquivos digitais abertos à consulta online, de uma das maiores coleções da árvores genealógicas do mundo, pertencente à Instituição conveniada, com sede em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos.
          Desde o início da reforma do Arquivo Público, os documentos de registros cartorários do Ceará, do referido período, foram transferidos para o Galpão da Refsa que hoje abriga não só o Arquivo Público, como também a Biblioteca Pública Espaço Estação, ficando à disposição da comunidade, de modo a manter os trabalhos de conservação, catalogação e o acesso à pesquisa.
Esta parceria firmada permitirá que documentos que estavam bastante degradados pelo tempo, alguns quase perdidos, ou mesmo com muitos fungos, recebam o tratamento de limpeza/higienização com, posterior, digitalização e catalogação. Este trabalho, se realizado por uma empresa privada contratada, custaria aos cofres públicos uma enorme quantia. (Fonte: Secult/Ceará).

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