11.07.2016

Memória do trem na Biblioteca Pública
Uma parte da história do Ceará contada a partir das memórias sobre a ferrovia e as estações ferroviárias é o que traz a exposição  "Memória: Estação Ferroviária Professor João Felipe", que teve abertura neste sábado, 9/7, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará Espaço Estação (Rua 24 de Maio, 60, Centro), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
 Com fotos e objetos do acervo da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e publicações sobre a ferrovia no Ceará disponíveis na Biblioteca Pública, a exposição transporta o público para o século XIX e início do século XX, onde o principal meio de transporte era o trem. Aberta ao público, a programação segue em cartaz até o dia 30 deste mês.
 
            Na abertura da exposição, o engenheiro, pesquisador e ex-funcionário da RFFSA, que ajudou a montar a exposição, Hamilton Pereira, fez uma apresentação sobre a história da Estação João Felipe e da ferrovia no Ceará, a partir de fotos de sua pesquisa. "O sentido maior dessa exposição é promover uma identificação das pessoas com a centenária Estação João Felipe.
     A intenção é mostrar 'a vida' da Estação desde o início, passando pelo seu auge, recebendo passageiros do Ceará todo", destacou.
          Durante a exposição, a Biblioteca Pública do Estado do Ceará disponibiliza para consulta livros de vários autores ferroviários cearenses. "A Biblioteca está, com essa exposição, contribuindo para resguardar a memória do nosso Estado. Convidamos todos a virem conhecer a nossa programação", ressalta a bibliotecária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário