13.11.2015

Festuris III
Manifestações de especialistas sobre o turismo brasileiro
            Alguns eventos paralelos do Festival Internacional de Turismo de Gramado foram da maior significação como   os que aconteceram pela manhã do dia 6,  no Palácio do Festival de Cinema (foto), com  algumas palestras e depoimentos como a do Secretário Executivo do Ministério do Turismo Neosvaldo Lima (foto abaixo, à esquerda), que abordou questões relacionadas com o turismo brasileiro e falou dos quase 2.000 projetos apoiados pelo Mtur que estão em desenvolvimento no país,  a superação da crise e os novos modelos de negócios.
          Com um orçamento reduzido e o 22º na hierarquia ministerial “o Mtur vem fazendo o que é possível”, disse, mas não  convenceu a plateia que acha que muito mais poderia ser feito. Ele também disse que, “o governo vem trabalhando a favor do turismo nacional, incentivando ações para atrair cada vez mais estrangeiros, priorizando a oportunidade de receber no País os Jogos Olímpicos em 2016.
         “Desde 2014, com a Copa do Mundo, o aumento de estrangeiros aumentou significativamente. A Olimpíada é uma oportunidade histórica que não vai se repetir tão cedo, por essa razão temos que aproveitar para divulgar o Brasil para o mundo”, explicou Lima. “Mais de 1 bilhão de turistas viajam pelo mundo, mas apenas 6,4 milhões visitam o Brasil.  Temos o desafio de atrair parte deste público para nosso País, principalmente os norte-americanos, sul-americanos e chineses, que têm demostrado muito interesse pela nossa cultura e belezas naturais”, completou.
        Com muita atenção todos ouviram a palestra do presidente da Agaxtur, Aldo Leone Filho (foto) , que discorreu sobre “O poder de transformar pela experiência, mudar a casa, se reinventar e reposicionar a empresa no mercado”. Leone foi objetivo e atacou a inercia do empresário do setor “que hoje só sabe reclamar.” Aldo colocou a sua empresa entre as primeiras operadoras da América do Sul.
Também tiveram participação Alexandre  Gehlen, Diretor Geral da Rede Intercity de Hotéis, que falou sobre “estratégias para alcançar os objetivos”; Rodrigo Paz “Comida de rua: empreendedorismo jovem e novos nichos de mercado”; a “Revolução das vendas online no turismo” com José Eduardo Mendes, CEO do Hotel Urbano; “Como criar oportunidades de ganho em um cenário de crise” com Juarez Barrozo, Diretor-Presidente da Redetur.
          Antes haviam se manifestado Guilherme  Paulus (foto acima), presidente da GJP Hotéis; Guilhermo Alcorta, presidente do Pan Rotas, e  Gilson Silva, presidente da empresa de receptivo na favela Santa Marta (foto abaixo), Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário