16.10.2014

Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado no Ceará
          O Ceará sediará, de quinta-feira a sábado (16 a 18), o VIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino. O evento, que tem apoio da Universidade Federal do Ceará, será realizado no Hotel Vila Galé (Cumbuco) e contará com a participação dos principais serviços de transplante do Brasil e de cirurgiões de importantes instituições internacionais, como o Kings College, de Londres, e a Universidade de Miami.

Hospital Walter Cantídio

          Segundo o presidente do Congresso, Prof. Huygens Garcia, chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), são esperados 500 participantes. Entre os temas a serem debatidos estão questões como transplante intestinal e multivisceral, transplante pediátrico, hepatite fulminante, infecções e imunossupressão.
   
           O Brasil não deve atingir a meta de doações prevista para o fim deste ano, que é de 15 por milhão de população (pmp). Segundo o mais recente relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), relativa ao primeiro semestre de 2014, o Brasil obteve uma taxa de 13,5 doadores efetivos pmp, com possibilidade de alcançar 14 pmp até o final do ano.
          O Ceará, no entanto, vem se destacando no cenário nacional, com índices superiores a 20 pmp.    No caso específico dos transplantes de fígado, o Ceará é referência nacional, graças ao trabalho do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC. No ano passado, o Hospital foi o centro que mais realizou transplantes de fígado em toda a América Latina, com 134 procedimentos, batendo unidades como o Hospital Israelita Albert Einstein. Neste ano, o HUWC já realizou 124 procedimentos desse tipo até o momento, e a expectativa é de que ultrapasse a marca do ano passado.(Fonte: Prof. Huygens Garcia-UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário