Postagem do dia 09.11.2015

“Os ventos da crise também nos alcançaram...mas a nossa meta é crescer”, disse Marta Rossi, diretora do festival que elevou Gramado à condição de destino turístico brasileiro, na abertura do evento


 
          A expectativa em relação à situação econômica do país  nos dias anteriores à 27ª edição  do Festival do Turismo de Gramado (Festuris)  foi superada logo na solenidade de abertura com a presença de várias autoridades da administração pública nacional e do turismo brasileiro, o  que deixou Marta Rossi, a diretora do Festival, emocionada na sua fala de saudação: “Foi um ano difícil, é verdade, mas também de aprendizado, onde foi necessário sabermos lidar com cautela e sabedoria. Tivemos resultados satisfatórios”, disse para a plateia que lotou o auditório do Palácio do Festival de Cinema.
(Fotos acima de Fernando Andrade, Brasilturis)
          Ainda para ela, este  não é um momento para o  setor  se encolher, mas ele deve,  sim,  caminhar determinado para a frente. “Os ventos da crise também nos alcançaram, ninguém sai ileso, mas nossa meta é crescer, então devemos olhar para o mercado e aproveitar as oportunidades porque as  crises passam”, numa alusão aos  “problemas morais, políticos e econômicos que todos nós estamos vivenciando  no atual momento brasileiro”, ressaltou.
          Em sua fala, Marta Rossi, mulher referência no cenário turístico brasileiro pela sua determinação na consolidação e ampliação deste Festival Internacional de Turismo e sua forte ligação com o destino Gramado,  ressaltou a necessidade de  apoio das entidades governamentais ao segmento do turismo. “Somos um setor que traz respostas imediatas e positivas e, com isso, temos condições de salvar safras. Nossas demandas devem ser prioridade para que mostremos nosso poder transformador e o País volte a avançar”, concluiu.
          Presente à solenidade,  o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (foto), afirmou que o Festuris  tem sido cada vez mais importante para a cidade, assim como o mercado turístico. “85% das nossas arrecadações vêm desse setor. Toda a transformação do município observada nesses últimos 27 anos são consequência do mercado turístico”, salientou. “Temos 35 mil habitantes e cerca de seis milhões de visitantes por ano. Temos orgulho de sediar um evento desse porte”, comentou.


Os articulares do Festival - Marcus Rossi,
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
(Foto de Jeff Severino)

          De quinta-feira, 5, a domingo, 8, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, viveu toda a movimentação desta Feira Internacional de Turismo.
 Áreas  temáticas  e Salão GLS
          A grande novidade da 27ª edição foi a área temática chamada Festuris Eno-Gastronomia, que permitiu ao público participante interagir e vivenciar os cinco sentidos, numa grande mostra dos destinos  gastronômicos expositores do evento, como o Pará e Caxias do Sul (RS), por exemplo. Além do segmento da gastronomia, o festival fortaleceu e consolidou outros importantes nichos do turismo com espaços destacados para o Salão GLS, Sustentável, de Acessibilidade, de Tecnologia para a área do turismo, Religioso, Cultural,  Enoturismo, Entretenimento e Mice,  segundo revelou o diretor Eduardo Zorzanello (foto).
          A sigla internacional MICE significa Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) and Exhibitions (Feiras), embora apareça também muitas vezes com o “E” associado a Eventos e o “C” a Convenções. Utiliza-se a sigla  para designar  um tipo muito particular de turismo em que grupos viajam, tendo um propósito bem definido, habitualmente com um programa já feito e bem planejado.
(Fotos acima de Jeff Severino)
          Além disso, três arenas gastronômicas  estiveram funcionando e onde ocorreram aulas-shows para demonstração práticas de temas da gastronomia. A Feira de Negócios tinha seis salas de capacitação com o objetivo de qualificar e informar o agente de viagem. Foram criadas zonas de convivência e integração com espaços distribuídos pela feira com pufes e totens  de carregadores de celular e tablets. Ah, a saída tinha caminho obrigatório: entrada pelo pavilhão 1 e saída pelo pavilhão 2, assim todos podiam ver os principais aspectos da feira..
          Amanhã eu trago mais detalhes deste importante Festival de  Turismo de Gramado para vocês.

(O jornalista José Rangel viajou a Gramado a convite dos organizadores do Festuris).

Nenhum comentário:

Postar um comentário