(Fotos acima de Fernando Andrade, Brasilturis)
Ainda para ela, este não é um momento para o setor
se encolher, mas ele deve, sim, caminhar determinado para a frente. “Os
ventos da crise também nos alcançaram, ninguém sai ileso, mas nossa meta é
crescer, então devemos olhar para o mercado e aproveitar as oportunidades
porque as crises passam”, numa alusão aos
“problemas morais, políticos e econômicos que todos nós estamos
vivenciando no atual momento brasileiro”,
ressaltou.Em sua fala, Marta Rossi, mulher referência no cenário turístico brasileiro pela sua determinação na consolidação e ampliação deste Festival Internacional de Turismo e sua forte ligação com o destino Gramado, ressaltou a necessidade de apoio das entidades governamentais ao segmento do turismo. “Somos um setor que traz respostas imediatas e positivas e, com isso, temos condições de salvar safras. Nossas demandas devem ser prioridade para que mostremos nosso poder transformador e o País volte a avançar”, concluiu.
Presente à solenidade, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (foto), afirmou que o Festuris tem sido cada vez mais importante para a cidade, assim como o mercado turístico. “85% das nossas arrecadações vêm desse setor. Toda a transformação do município observada nesses últimos 27 anos são consequência do mercado turístico”, salientou. “Temos 35 mil habitantes e cerca de seis milhões de visitantes por ano. Temos orgulho de sediar um evento desse porte”, comentou.
Os articulares do Festival - Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. (Foto de Jeff Severino) |
A grande novidade da 27ª edição foi a área
temática chamada Festuris Eno-Gastronomia, que permitiu ao público participante
interagir e vivenciar os cinco sentidos, numa grande mostra dos destinos gastronômicos expositores do evento, como o
Pará e Caxias do Sul (RS), por exemplo. Além do segmento da gastronomia, o
festival fortaleceu e consolidou outros importantes nichos do turismo com
espaços destacados para o Salão GLS, Sustentável, de Acessibilidade, de
Tecnologia para a área do turismo, Religioso, Cultural, Enoturismo, Entretenimento e Mice, segundo revelou o diretor Eduardo Zorzanello (foto).
A sigla
internacional MICE significa Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos),
Conferences (Conferências) and Exhibitions (Feiras), embora apareça também
muitas vezes com o “E” associado a Eventos e o “C” a Convenções. Utiliza-se a
sigla para designar um tipo muito particular de turismo em que
grupos viajam, tendo um propósito bem definido, habitualmente com um programa
já feito e bem planejado.
(Fotos acima de Jeff Severino)
Além disso, três
arenas gastronômicas estiveram
funcionando e onde ocorreram aulas-shows para demonstração práticas de temas da
gastronomia. A Feira de Negócios tinha seis salas de capacitação com o objetivo
de qualificar e informar o agente de viagem. Foram criadas zonas de convivência
e integração com espaços distribuídos pela feira com pufes e totens de carregadores de celular e tablets. Ah, a
saída tinha caminho obrigatório: entrada pelo pavilhão 1 e saída pelo pavilhão 2, assim todos podiam ver os principais aspectos da feira..
Amanhã eu trago
mais detalhes deste importante Festival de
Turismo de Gramado para vocês.
(O
jornalista José Rangel viajou a Gramado a convite dos organizadores do
Festuris).
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