02.01.2018

Ceará da cultura e do folclore
            No próximo dia 06 de janeiro (sábado) ocorrerá a XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Comissão Cearense de Folclore, Fórum de Cultura Tradicional Popular e Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros (Aestrofe). Para ampliar ainda mais a disseminação das tradições culturais natalinas, pela primeira vez, a Mostra será realizada em dois polos culturais no Centro de Fortaleza, a Praça do Ferreira e o Theatro José de Alencar.
           O evento marca o fim das atividades do Ciclo Natalino do Estado, que se iniciou com a escolha, via Edital da Secult, dos grupos de Mostras Regionais, Grupos de Tradições e Grupos de Projeção ou Parafolclóricos que têm nas manifestações do Ciclo Natalino seu foco. Durante o mês de dezembro foram realizadas as Mostras Regionais em diversas regiões do Estado, como Fortaleza, Sobral, Campo Sales, Russas, Meruoca, Maranguape, Quixadá e Ocara.
              Como em anos anteriores, ocorrerá homenagem a um Mestre da Cultura. Nesta edição, o homenageado será o Mestre Aldenir. Nascido no Crato, ele tem em sua trajetória de 85 anos de vida, 62 anos dedicados ao Reisado e ao repasse dos saberes e fazeres desta manifestação, na qual os grupos que saem para louvar e cantar o menino Jesus nascido e os Santos Reis Magos por meio de peças – as músicas – com as quais o Mestre Aldenir vem renovando e atualizando o Reisado. Brincante desde os 22 anos de idade, é no pátio da casa onde mora que Mestre Aldenir ensina, ensaia e repassa os saberes do Reisado há mais de seis décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário