16.10.2017

Dia de Santa Edwiges – Protetora dos pobres e endividados

 
            Sua morte ocorreu no dia 15 de outubro de 1243. E foi canonizada no dia 26 de março de 1267, pelo Papa Clemente IV. Como no dia 15 de Outubro celebra-se Santa Teresa de Ávila, a comemoração de Santa Edviges passou para o dia 16 de Outubro. 
           Edviges da Silésia ou Edviges de Andechs (Andechs, 1174Trzebnica, 15 de outubro de 1243) é uma santa católica. Na Polônia é conhecida como Jadwiga Śląska. 
           Depois da morte do marido e dos filhos, passou a residir no mosteiro onde sua filha era abadessa e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja Católica em 1267.
           O dia 16 de outubro é dedicado a Santa Edviges, popularmente conhecida como protetora dos pobres e endividados. (Fonte: Wikepedia). Em Fortaleza, durante todo dia, os fiéis acorrem às missas e às orações em sua igreja na Leste/Oeste em louvor da querida santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário