07.09.2016

UFC e Secitece iniciam conversações sobre parque tecnológico
Reitor, Inácio e técnicos
          O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, e o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, reuniram-se dando início a conversações sobre como viabilizar um parque tecnológico no Estado. O encontro se deu no gabinete do Reitor e foi o primeiro passo para a "construção do caminho" que levará à concretização do parque.
         Em recente visita à Universidade de Tsinghua, o Prof. Henry Campos conheceu o primeiro parque tecnológico construído na China, mantido pela universidade e que é, também, o maior do mundo. Instalado em uma área de 770 mil m², o TUS Park reúne 200 empresas (incluindo gigantes, como Google, MSN e Toyota), que empregam mais de 10 mil pessoas e administram 8 bilhões de dólares em ativos.
          No Brasil, a universidade chinesa já tem parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um modelo de sucesso que, atualmente, conta com 53 empresas instaladas, 12 delas de grande porte, como as multinacionais Schlumberger, General Electric, Ambev e L'Oréal, empregando mais de duas mil pessoas.
         No encontro com o Reitor, o secretário Inácio Arruda observou que a implantação de um parque tecnológico é uma forma de manter a mão-de-obra qualificada que já temos e a que está em formação no Estado. Fala-se que o parque poderia ser instalado nessa área já delimitada da Praia do Futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário