07.09.2016

A cidade desaparecida que não vi
          Bela exposição dos fotógrafos Rubens Venâncio e Fernando Jorge, que mergulharam na ambience de Cococi, uma cidade fantasma no sertão dos Inhamuns. A ex-cidade eu nunca conheci, também, “malheureusement”, não vi a exposição realizada em maio na Multigaleria do Centro Dragão do Mar.
        Registros dizem que sete moradores, ruínas e algumas poucas edificações compõem o cenário da ex-cidade de Cococi, no sertão cearense. A história inusitada deste lugar, o cotidiano dos poucos moradores que restam no local, suas formas de habitar, seus causos, seu imaginário são retratados na Exposição Cococi, de Rubens Venâncio e Fernando Jorge. Vinte e oito imagens compõem o ensaio. 
          Cococi - “coco pequeno” em tupi-guarani - já foi vila, distrito e cidade, até ser extinta na década de 1960. Posteriormente, voltou a ser distrito e é vinculada ao município de Parambu. Situada no sertão dos Inhamuns, a ex-cidade carrega relevante papel na história da colonização cearense. Foi sede de uma das maiores sesmarias do Estado, tendo importante papel no processo de povoamento do Interior.
  A curadoria é de Ademar Assaoka. Eneida Feitosa (foto), professora da Universidade Regional do Cariri (Urca) e ex-moradora de uma das duas casas mais antigas de Cococi, assina o texto da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário