10.04.2015

Agora é preciso diploma para ser jornalista
          O Plenário do Senado aprovou, na terça-feira (7), em segundo turno, por 60 votos a 4,  a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, conhecida como PEC dos Jornalistas, que  torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista

          Apresentada pelo senador Antonio Carlos Valladares (PSB-SE-Foto), a PEC dos Jornalistas acrescenta novo artigo à Constituição, o 220-A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é  “privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”.
Pelo texto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício.
A proposta neutraliza decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

       Ao defender  a proposta, o senador Antonio Carlos Valadares, autor do projeto,          afirmou que uma profissão não pode ficar às margens da lei. A falta do diploma, acrescentou, só é boa para os grandes conglomerados de comunicação, que poderiam pagar salários menores para profissionais sem formação. Disse mais: “A profissão de jornalista exige um estudo científico que é produzido na universidade. Não é justo que um jornalista seja substituído em sua empresa por alguém que não tenha sua formação”.
Imolado pelo terroristas do Estado Islâmico no exercício da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário