26.02.2015

Livro sobre bastidores de plano para matar Hitler ganha debate na Casa de Cultura Alemã da UFC
          Na próxima segunda-feira (2), a partir das 16h, o livro Diários de Berlim, 1940-1945 – Os bastidores do atentado contra Adolf Hitler (São Paulo: Editora Boitempo, 2015), de Marie Vassiltchikov, estará em debate na Sala Interarte, da Casa de Cultura Alemã da UFC (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683 – Campus do Benfica). Na ocasião, Flávio Wolf de Aguiar, que assina a apresentação, notas e comentários da tradução do inglês para o português da obra, estará presente. A Profª Adelaide Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC, também participará do evento fazendo comentários acerca do livro.
          Diários de Berlim, 1940-1945 (foto) é o relato testemunhal mais próximo e mais completo sobre a preparação, o fracasso e o desenlace trágico do atentado
contra Adolf Hitler (foto) em 20 de julho de 1944, que ficou conhecido como “Operação Valquíria”. Os diários que a princesa russa Marie Vassiltchikov manteve entre 1940 e 1945, durante seu exílio na Alemanha e em Viena, são um dos documentos mais notáveis que emergiram da Segunda Guerra Mundial, considerados até hoje o único depoimento extenso contemporâneo desses acontecimentos, com notas tomadas no calor da hora.
Flávio Wolf de Aguiar (foto), que atualmente vive em Berlim, é professor assistente doutor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e já ganhou três prêmios Jabuti, considerado o principal do mercado editorial brasileiro. O mais importante foi em 2000, pelo romance Anita.(Fonte: Profª Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário