01.06.2018

CSE recebe novo  presidente da Adece e aponta dificuldades
“Falta uma política pública para eventos de negócios no Ceará, o que é necessário para que o segmento dê um salto de qualidade”, disse a presidente da Câmara Setorial de Eventos, Enid Câmara de Vasconcelos, ao apresentar a pauta da reunião mensal da entidade e receber o novo presidente da ADECE, Eduardo Neves. “As lideranças têm grande responsabilidade na construção desse processo, nas cobranças de uma efetiva política para o setor”, esclareceu.
Na reunião ordinária de quarta-feira, 30, ela enumerou alguns gargalos do setor a partir de um planejamento realizado em 2016 com o foco em 8 Eixos: 1) O relacionamento com a SEFAZ (cobrança de impostos para produtos que são trazidos para as feiras)  precisa mudar; 2) Tem que ser encontrado um caminho para a participação do setor de eventos na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do Estado, que hoje sequer menciona o segmento. Também não  há promoção do Governo para feiras e congressos no Ceará; 3) Os chamamentos do Estado/Patrocínios são deficientes, é preciso pelo menos 2 por ano, e com objetivos claros; 4) Concessão do Centro de Eventos. Há o temor de que um grande grupo de fora ganhe a concorrência e imponha sua vontade aos promotores locais; 5) O setor não foi consultado nem conhece o teor do edital da concessão do CEC; 6)  Os promotores de eventos do Ceará são ainda pequenas empresas; é preciso  que montadoras de fora que vierem fazer feiras ou congressos façam parcerias com as empresas locais para utilização de equipamentos e mão de obra; 7) Completa ausência do setor nas pesquisas oficiais do Governo sobre sua participação no PIB do turismo; 8) Necessidade de mapear a cadeia produtiva e seu potencial em todo o Estado.
Com esses dados,  Enid Câmara fez um relato de sua gestão na presidência da CSE, desde 2015,e projetou as ações para 2018. Ela ressaltou que o Ceará “com a estrutura que tem, como rede hoteleira de qualidade, adequado centro de eventos, além de muitos atrativos para o turismo de laser, não pode perder essa oportunidade”. (As três primeiras fotos são de autoria de Ana Beatriz Sugette, da Adece).

Mudar para melhorar
           Também nesta foto a vice-presidente Circe Jane Teles (à direita). “Vamos empreender uma reformulação nas Câmaras Setoriais para melhorar e se adequar às novas necessidades da economia”, disse o novo diretor-presidente da Adece, Eduardo Neves, que fez sua apresentação e disse estar ali para somar com todos. “Sei que a CSE é a mais bem estruturada de todas e com expressiva contribuição dada à Adece”, disse. Ele acompanhou a pauta dos trabalhos da reunião e propôs a realização de um fórum, em data a ser definida, congregando todas as câmeras para discussão de questões internas e comuns e maior integração com a Adece.

Coworking
         Fechando a reunião, o ecólogo André Luís Macedo apresentou aos presentes a sua “Transforme Coworking”, Ong que vem cuidando de questões ambientais na área empresarial oferecendo serviços de endereço fiscal, escritório virtual, estações de trabalho individuais, salas comerciais, aluguel de salas de reunião e treinamento e, sobretudo, intermediando a troca de carbono com sustentabilidade e ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário