16.08.2017

Iemanjá na praia vai se tornar Patrimônio Imaterial do Ceará
           A Festa de Yemanjá, que ocorre, anualmente, nos dias 14 e 15 deste mês, agregando mais de 150 mil pessoas e congregando terreiros, e pessoas de diferentes regiões do Estado e religiões, bem como grupo culturais e afrodescendentes,  manteve este ano sua  tradicional programação acontecendo na Praia do Futuro e Praia de Iracema, em Fortaleza, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult).  
           Na Praia do Futuro, a festa de Yemanjá, que acontece há 52º anos, com  programação na Barraca Zé da Praia e a presença da diretoria da união Espírita Cearense de Umbanda,  que está completando 50 anos de existência. Houve  apresentação cultural do Afoxé Filhos de Oya, campeão do Carnaval de Fortaleza, no palco principal do evento. Já na Praia de Iracema a programação  se desenvolveu como previsto com milhares de pessoas acompanhando os trabalhos e homenagens. 
           Como forma de reconhecimento à Festa, o Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Histórico Cultural (Coepa) aprovou em reunião extraordinária realizada na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no dia 28 de junho, o parecer de abertura do Processo de Registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário