09.01.2017

“Feriados de 2017, bom para o turismo, ruim para o comercio”, diz Fecomercio
          Se o varejo já calcula o que deixará de ganhar neste ano por conta dos feriados, o “trade”  turístico só tem o que comemorar. Em Fortaleza, serão 18 feriados municipais, estaduais e nacionais. Deste total, 12 cairão em dias úteis (contando com o Dia do Comerciário). A expectativa dos hotéis é de que venham para a Capital principalmente  turistas nordestinos durante os dias de folga.
        "Para o turismo da cidade, isso vai ser muito bom. Se houver um trabalho de divulgação bem feito, nós podemos atrair para Fortaleza um turismo muito regional e rodoviário, de cidades como Natal, Teresina, São Luís, João Pessoa e Recife. Isso vai dar um bom incremento na ocupação dos hotéis", projeta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE), Eliseu Barros.
        Já para o varejo, os dias de folga representam prejuízos. Os feriados nacionais deste ano deverão fazer com que o setor deixe de ganhar cerca de R$ 10,5 bilhões em todo o Brasil, de acordo com levantamento divulgado  pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). O número é 2% maior que as perdas estimadas para 2016.
        A diretora institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, endossa a opinião da entidade paulista. "Para os serviços, as vendas melhoram, com o aquecimento da atividade de hotéis, restaurantes e barracas de praia. Para as lojas (do varejo), os feriados afugentam as pessoas" , explica. "O feriado no meio da semana ele não atrapalha tanto, mas atrapalha, porque a quantidade de pessoas circulando é menor", acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário