25.02.2016

Defasagem nas tarifas dos hotéis
          “A defasagem nas tarifas de hotéis no Ceará está na faixa de 20% – assim como está ocorrendo em outras regiões do País – e isso gera o perigo de alguns estabelecimentos não aguentarem”. O alerta é do empresário Manoel Cardoso Linhares, presidente do Sindihotéis-CE (Sindicato Intermunicipal de Hotéis e Meios de Hospedagem no Ceará). Ele também é vice-presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional).
          Conforme o dirigente, a hotelaria no Brasil está vivendo um momento crítico, devido a essa defasagem dos valores das tarifas, se comparada com o que era praticado ano passado, “e isso é motivo de muita luta para manter o equilíbrio”, destacou. Justificando a defasagem, Linhares lembra que a energia elétrica teve um reajuste bastante significativo, assim como aumentos na tarifa de água, dos salários dos funcionários e dos insumos, de um modo geral, que também se verticalizaram.
          Com relação ao Ceará, principalmente Fortaleza, os donos de hotéis estão segurando os preços para evitar que algumas unidades tenham que fechar as suas portas. Isso, segundo ele, para não acontecer o que já está ocorrendo no Sul e Sudeste do Brasil onde hotéis estão sendo fechados quase todos os dias. “Nós estamos fazendo de tudo, mantendo as mesmas tarifas para que os hotéis de Fortaleza sejam mantidos, embora com os lucros em grande queda, mas com fé na manutenção da ocupação de leitos”, explica o dirigente.
          Manoel Linhares informou que, em Curitiba, fecharam dois hotéis; bem como em Porto Alegre e sua Região Metropolitana, que já fecharam 15 unidades. Ele ressaltou que em Salvador houve o fechamento de três estabelecimentos – um deles, o imponente Hotel Pestana, de cinco estrelas. Com relação a Fortaleza, garante que não tem nenhuma unidade na iminência de ser fechada. “Porque as ocupações continuam altas, embora na baixa estação, graças ao importante trabalho que vem sendo realizado pelos empresários, bem como pelas secretarias de Turismo do Estado e de Fortaleza, na divulgação do destino Ceará em diversas feiras, nacionais e internacionais do setor turístico”, completou. (Fontes: Fecomercio/jornal O Estado do Ceará).

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