14.12.2015

“2016 será um ano desafiador;  Com dólar alto Brasil fica barato; Teleférico dentro do mar do Acquário ao Mucuripe” - opinam lideranças de eventos e turismo
          Muito produtiva a reunião da Câmara Setorial de Eventos realizada no auditório da ABIH/Ceará, sob o comando da presidente Enid Câmara (foto), que  fez um rápido relato das atividades desenvolvidas pela CSE durante o ano em curso e falou para os integrantes da Câmara  sobre a crise que se alastrou no país este ano revelando que  o pequeno  negócio é o que mais está sofrendo, “mas é na crise que encontramos as soluções para os nossos problemas. 2016 será um ano desafiador por isso precisamos melhorar as tecnologias dos nossos negócios. Todos nós precisamos de força e coragem para enfrentar os embates que estão por vir”, completou.
          Enid deu as boas vindas aos dois palestrantes do encontro, o hoteleiro Darlan Leite, presidente da entidade anfitriã, a Abih/Ceará,  e o Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

“Com dólar alto Brasil fica barato”
Darlan Leite (foto) afirmou que mais de 500 agentes de viagem corporativa vieram durante este ano conhecer Fortaleza para consolidar as parcerias e abrir novos negócios e que o setor hoteleiro deverá fechar o ano com uma ocupação acima de 82%, “o que é muito bom”. Ele também disse que “há fortes possibilidades de o dólar chegar a R$ 4,20 em 2016 e que, assim, o Brasil ficará barato para os estrangeiros e que, o que mais está preocupando é a questão de segurança no país, isso precisa melhorar muito”, completou.
          Disse que parcerias estão sendo desenvolvidas entre a hotelaria e os setores de segurança para maior proteção aos cidadãos e visitantes.

Marina com teleférico dentro do mar
          O Secretário de Turismo  Arialdo Pinho afirmou  que “ainda falta muito para que tenhamos um turismo atrativo para os estrangeiros e que  isso virá com o Acquário e outros projetos que irão acontecer nos próximos anos”. Ele enumerou esses projetos que, além do Acquario, serão uma vitrine para os estrangeiros: a Marina Mucuripe, que terá teleféricos  dentro do mar (foto da maquete abaixo), saindo do Acquário até a enseada do Mucuripe, com quatro estações marítimas.
        Arialdo  também disse que no primeiro semestre do próximo ano o Senado deverá autorizar a contratação dos financiamentos que o Governo do Estado pretende contrair com bancos internacionais no valor de mais de 200 milhões de dólares para a execução desses projetos.
          Hoje o Estado tem uma participação ativa em feiras nacionais e internacionais e em várias mídias divulgando o Ceará com vídeos que mostram as potencialidades em esportes, praias e  outras atrações turísticas. A parceria com a CVC vai trazer 100 novos voos “charters”  nesta estação e, em janeiro, haverá um voo fretado diário de Belém e outro da Azul, de Campinas (SP), para Fortaleza.
          Arialdo anunciou  ainda que serão criadas leis para regulamentar a utilização da Estação de Passageiros do porto do Mucuripe, inclusive disciplinando a atuação dos taxistas que hoje chegam a cobrar dos passageiros de navios até 240 reais para uma corrida de percurso relativamente pequeno como do porto ao Mercado Central. “Essa exploração do turista  não pode acontecer”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário