14.12.2015

13 de dezembro - Dia de Santa Luzia       
          Nas Igrejas a ela consagradas no mundo inteiro este domingo foi um dia de muita oração, processões, agradecimentos e pedidos. Santa Lúcia de Siracusa  283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa,[2]venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano.
          Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração a Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. Esta da foto é em Portugal.
          O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivado de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora.
        É assim a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão. Sua própria festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, possivelmente doze dias antes do Natalpara indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para essa importante data que se avizinha. (Fonte: Wikepédia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário