10.12.2015

Combate à corrupção terá seu dia no Ceará

        A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR-foto) apresentou, na Assembleia Legislativa, no  Dia Internacional contra a Corrupção, projeto de lei  que institui o Dia 9 de dezembro o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção. O projeto tem como finalidade promover seminários, palestras e encontros para refletir sobre atitudes de corrupção e formas de combate. " Desta forma, teremos mais uma ferramenta de conscientização para acabar com a corrupção no nosso Ceará e no Brasil" atestou a parlamentar.
       O Dia Internacional contra a Corrupção é alusivo à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.
          De acordo com um balanço  divulgado na quarta-feira (9), em todo o Brasil, pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF),  em 2015 foram ajuizadas 1.229 ações civis de improbidade e 901 ações penais . Outras 26 mil investigações estão em andamento no Brasil para apurar possíveis casos de corrupção.
          No Ceará o MPF realizou, em 2015, 82 ações de improbidade administrativa contra servidores públicos, alcançando gestores, ex-gestores e servidores suspeitos de corrupção. Entre as irregularidades ação contra grupo que desviou R$ 6,8 milhões da Universidade Federal do Ceará.  O Ministério Público do Ceará também realizou 51 ações penais e 87 procedimentos investigatórios criminais. O diagnóstico abrange a Procuradoria da República no Ceará, com sede em Fortaleza, além de outras cinco unidades do MPF, nas cidades de Juazeiro do Norte, Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Crateús. (Ascom/Dep.Fernanda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário