07.12.2015

Entulho do carroceiro, lixo no caminho do aeroporto e coleta nas cidades de povo mais educado do que o nosso
        Andando é que a gente  vê as coisas. Aí está um dos veiculadores da sujeira na cidade: o carroceiro leva o seu pequeno veículo à tração animal carregado de restos de construção ou poda de árvores e deposita os resíduos na esquina das ruas Capitão Melo, que é o prolongamento da Rui Barbosa após a Pontes Vieira, com Eduardo Bezerra, no bairro Joaquim Távora. A Limpeza Pública sabe e também vê, mas eu acho que admite mesmo a inflação ao Código Urbano.

          Aí o cidadão vem de outra cidade, outro país, visitar Fortaleza, e na avenida que o leva do aeroporto  a seu destino na  cidade encontra essa marmota:  ao lado da Avenida Carlos Jereissati, à direita, o lixo é visível numa extensão de uns 100 metros...ou mais. As imagens foram feitas domingo, 6.
          O problema é facilmente sanável se houver boa vontade. As pessoas que têm visto minhas postagens sobre esse assunto tanto no Facebook como no blog têm se mostrado atônitas e preocupadas  com o que está acontecendo com a limpeza pública na capital cearense. O problema a meu ver é uma questão exclusiva de decisão e gestão  pública.
           Para se resolver esse problema  do lixo deve-se fazer como se faz  nas cidades com mais alto nível de educação do que o nosso: separar para reciclar o que for reciclável em saco apropriado; os resíduos domésticos em saco separado.
         A municipalidade faz coleta diária, à noite, multa pesada para quem não respeitar. Descarte de peças de casa (colchão, móvel, cadeira etc), entulho de reforma e podas combinar com órgão da municipalidade que manda pegar, mas aí é pago. Nos bairros periféricos a coleta é a cada dois/três dias durante o dia. A multa é aplicada em quem não cumpre a legislação municipal.
        E o problema da coleta  do lixo da cidade está resolvido.      
          Em Paris, desde o dia  2 de fevereiro de 2015, o 10º, o 15º e o 18º “arrondissements” (bairros)  estão se beneficiando da coleta elétrica de lixo.  Com a modernização da frota de caminhões coletores (um deles na foto), a coleta fica mais silênciosa, menos poluição e mais economia. (Informação de
Iolanda Lopes de Abreu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário