27.11.2015

“Para cada real federal aplicado, Governo do Estado investe 4 reais na saúde”, diz deputado
          A questão da saúde pública no Ceará ocupou a atenção de vários deputados na sessão desta quinta-feira. Leonardo Pinheiro (PSD-foto) disse que o Governo Federal reduziu as verbas para a saúde no Estado. “Antes 70 por cento dos leitos eram bancados pelo Governo Federal, de algum tempo para cá não houve reajuste do SUS e esses leitos particulares foram fechados. E pacientes que eram atendidos por unidades particulares de saúde migraram para o SUS, o que provou uma superlotação dos hospitais públicos”, afirmou.
    “O Governo federal que fica com 75% dos impostos é que é o responsável pela saúde e deveria bancar todo atendimento. O que eu quero mostrar aqui é que hoje para cada real federal aplicado o Governo do Estado gasta 4 reais e vai ser preciso o Estado aumentar ainda mais esses recursos por conta da ampliação da rede de média e alta complexidade. Esse aumento não pode ficar nas costas do Estado, que não tem condições de bancar esse aumento de carga,” ressaltou.
      O deputado também disse que o governador Camilo (foto) tem feito um esforço muito grande junto as autoridades de Brasília visando garantir recursos para assegurar o funcionamento dos hospitais e todo sistema de saúde “e pagar as contas atrasadas desde 2013 dos recursos que não foram repassados,” afirmou Leonardo Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário