25.09.2015

Etnias indígenas e Funai em conferência no Ceará
          Representantes das etnias indígenas do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte estarão reunidos em Fortaleza, de 28 a 30 deste, na 1ª. Conferência Nacional de Políticas Indigenistas, etapa regional.
          Os trabalhos serão abertos pelo presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa (foto), e o evento terá como cenário o Hotel Praia Centro. São 205 representantes indígenas e servidores da Funai eleitos para participar desta etapa.
          Na abertura, às 9horas, apresentação de rituais indígenas  Toré, Torém e Dança Guerreira dos jovens Tapeba. Os temas enfocados na conferência são:  Territorialidade; Direitos Individuais e Coletivos dos Povos Indígenas; Desenvolvimento sustentável; Direito à consulta e à autodeterminação; Pluralidade e diversidade cultural e Direito à memória e à verdade.
          Entre as etnias e indígenas participantes estarão lideranças Pitaguary, Jenipapo-Kanindé, Kanindé, Anacé, Tapeba, Tabajara, Tabajara do PI, Gavião, Tubiba-Tapuya, Tremembé, Potiguara, Kariri, Tapuya-Kariri, Potyguara e Potiguara do RN. Segundo os organizadores “este  evento tem  imenso interesse para as comunidades e povos autóctones dos três estados em menção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário