01.07.2015

GT para gerir UC do Cariri
          Em busca de parcerias, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, aprovou  a criação de um Grupo de Trabalho-GT para estudar a cooperação na gestão das Unidades de Conservação do Cariri. Ele defende que a gestão deve ser integrada e participativa, de forma a compatibilizar a biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional.

O Crato dos calcários, a Barbalha com aremitos e Santana do Cariri com área fossilífera, tudo isso se soma ao GeoparkAraripe, em seus nove sítios, que envolvem também os municípios de: Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Missão Velha. A Sema administra 23 Unidades de Conservação e a Urca, segundo o Decreto Estadual nº 28.506 de 01 de dezembro de 2006 (DOE 14/12/2006), outros quatro Monumentos Naturais: Ponta da Santa Cruz, Sítio Cana Brava, Riacho do Meio e Cachoeira do rio Batateira.
  
       O debate envolve a questão da Urca passar a gestão dessas UCs para a Sema ou se continua apenas dando-lhe apoio. O GeoPark Araripe foi o primeiro geoparque das américas e hemisfério sul reconhecido pela GGN (Global Geoparks Network).O território desse geoparque brasileiro, patrimônio da humanidade, totaliza uma área de 3.441km².

Nenhum comentário:

Postar um comentário