10.06.2015

Data Magna da Marinha
           Nesta quarta-feira, às 10 horas, solenidade na Escola de Aprendizes Marinheiro alusiva ao aniversário de 150 anos da Batalha Naval de Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil.
          Convidam para a cerimônia o Capitão dos Portos do Ceará, Capitão-de-Mar-e-Guerra  Marcelo Campbel Mauad (foto acima), e o Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiro, Capitão-de-Fragata Mário Luís Machado Brandão (foto abaixo, o vice-almirante Afrânio de Paiva e o comandante Brandão).
 
O que foi Riachuelo

           A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de junho de1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, naArgentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870).
          A Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil. A sua deflagração tem a ver com a Guerra do Paraguai, onde o Brasil juntava forças com a Argentina e o Uruguai. O conflito, ocorrido entre 1864 e 1870, foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata. O início da guerra só tomou forma mediante o ambicioso projeto expansionista do governo paraguaio.
          O conflito naval acontecido no Rio Riachuelo foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. Essa primeira parte do conflito se encerrou após doze horas ininterruptas de combate. Os navios brasileiros recuaram para posteriormente retornarem ao palco de guerra com seis embarcações.
          A segunda parte do conflito foi completamente dominada pelos brasileiros, que conseguiram anular o poder de combate dos navios paraguaios e colocar quatro outros navios inimigos em fuga. No fim do dia, as tropas paraguaias foram vencidas e o bloqueio naval dos aliados estava garantido. (Fonte Rainer Sousa, graduado em História).

Nenhum comentário:

Postar um comentário