28.10.2014


São Judas Tadeu, o Santo das causas perdidas
          Neste dia 28 a Igreja Católica festeja São Judas Tadeu,  um santo cristão  e um dos doze apóstolos  de Jesus.  . Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus  e Judas, irmão de Tiago. . Ele é também conhecido como São Tadeu (em diferentes versões da Bíblia), e como São Matfiy (na tradição ortodoxa russa junto com São Judas). Ele é às vezes identificado como sendo Judas, o irmão de Jesus,  mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus.
          A Igreja Apostólica Armênia   honra Tadeu juntamente com São Bartolomeu  como santo padroeiro   e responsável por ter levado o Crisdtianismo à Armênia. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana.
          O atributo de São Judas é a maça.  Ele também é geralmente mostrado nos ícones   com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes  , quando ele recebeu o Espírito Santo   juntamente com os outros Doze Apóstolos.. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. . Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente aEpístola de Judas ) ou uma régua de carpinteiro. (Fonte: Wikepedia).  
 

Um comentário: