15.09.2014

Lei Maria da Penha faz 8 anos e programa pedalada
 
Na manhã de  domingo (21/09), o passeio ciclístico “Pedalando contra a violência doméstica” vai mobilizar cearenses e turistas na busca por uma cultura de paz e valorização e proteção da mulher, combatendo a impunidade. “Não podemos permitir que mais mulheres tenham seus direitos mutilados, não podemos permitir que mais crianças tornem-se doentes emocionalmente e até órfãs. Por isso, o engajamento da sociedade nessa luta é muitíssimo importante”, destaca Maria da Penha (foto).
O encontro acontece a partir das 6h30, com concentração na praça da Gentilândia. Com percurso de aproximadamente 20 km, o passeio acontece entre a praça da Praça da Gentilândia e a Avenida Beira-Mar, retornando à praça. O trajeto também será feito pela notável cearense Maria da Penha e pelo autor da Lei Maria da Penha em Cordel, Tião Simpatia. Os 300 primeiros inscritos receberão kits e um exemplar da Lei Maria da Penha em Cordel, que devem ser retirados nos dias 18 e 19 de setembro no local em que a inscrição foi realizada.
A Lei Maria da Penha (11.340/06) foi sancionada no dia 07 de agosto de 2006 e entrou em vigor em 22 de setembro do mesmo ano para mobilizar governos e sociedade civil a combater a violência doméstica e familiar. Desde então, a Lei vem encorajando muitas mulheres a quebrar o ciclo de violência, denunciando e tornando possível e a punição de seus agressores. Em Fortaleza, em 2013, foram expedidas 4.441 medidas protetivas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Com a implantação de Delegacias da Mulher, Casas Abrigo, Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e Centros de Referência da Mulher, a vítima se sente mais amparada e protegida. A Lei também prevê que estes equipamentos atuem com equipes multidisciplinares (advogados, psicólogos, assistentes sociais) para mulheres e seus agressores.

A agressão contra a mulher pode ser denunciada na Central de Atendimento à Mulher através do número 180, que funciona 24 horas por dia.(Fonte: Jornalistas Sandra César e Angélica Emília). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário